Como importar: dicas para começar

O consumo acelerado junto ao avanço tecnológico proporcionam acesso a novos mercados em qualquer lugar do mundo. Saber como importar é fundamental para manter-se competitivo no mercado.

Essa, pois, é uma das formas que as indústrias conseguem reduzir custos através de matéria-prima importada de diferentes países, gerando mais competitividade e mantendo a qualidade de seus produtos.

O mercado mundial está em crescimento constante e as relações comerciais internacionais se estreitando através de acordos entre países. Isso facilita, portanto, as negociações entre empresas e gera segurança na operação.

No que tange aos trâmites operacionais, o importador deve efetuar uma análise detalhada relacionada às exigências aduaneiras para nacionalização da mercadoria.

Existem diversos fatores como aspectos tributários e logísticos que podem inviabilizar sua importação. Por isso é fundamental buscar por uma empresa especializada em Comércio Exterior para auxiliar sua empresa nessa operação.

Dicas para começar a importação

A variedade de ofertas e opções no comércio internacional acabam causando uma certa ansiedade para iniciar as importações.

Mas, antes de iniciar o processo, é necessário analisar alguns aspectos de sua empresa antes mesmo de fazer a prospecção de mercado.

O primeiríssimo passo é criar sua estratégia de mercado, estudando o cenário atual, procedimentos burocráticos e, principalmente, questões fiscais.

A partir dessas avaliações é que a empresa deve seguir para a análise de potenciais fornecedores internacionais.

No Comércio Exterior todos os detalhes devem ser analisados detidamente para que o processo funcione de forma segura, sem atrasos ou custos extras.

Busque uma Trading Company para lhe ajudar a importar

A Trading Company presta serviços desde a validação do produto no exterior até a chegada da mercadoria na sua empresa.

Uma das principais vantagens é que possuem experiência em diferentes segmentos e mercados. Isso torna a estratégia mais assertiva e sujeita a menos riscos para seu negócio.

Para que seja possível efetivar uma importação são necessários alguns procedimentos perante a Receita Federal do Brasil (RFB). Vamos ver quais são eles.

Habilite a empresa no RADAR Siscomex

A habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é a primeira etapa para iniciar a operação internacional – tanto para importar quanto para exportar.

Dessa forma, o cadastro é feito no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) que disponibiliza três modalidades de habilitação para Pessoa Jurídica:

  • Expressa: destinada a Pessoas Jurídicas do tipo Sociedade Anônima aberta, Empresa Pública ou Sociedade de Economia Mista e não há limites para importar e exportar;
  • Limitada: operações entre US$ 50.000 e US$ 150.000,00 por semestre, sendo deferido automaticamente para o valor de até US$50 mil para cada 6 meses; e
  • Ilimitada: habilitação para empresas com importação acima de US$150 mil a cada 6 meses.

Somente mediante a habilitação no RADAR a sua empresa poderá obter a licença para importação exigida para determinados produtos.

Defina a estratégia fiscal com sua contabilidade

O estudo tributário deve ser avaliado com cautela a fim de identificar oportunidades fiscais e determinar estratégias competitivas.

Além dos tributos federais, os impostos estaduais impactam diretamente no custo da mercadoria. Isso porque os estados podem ter alíquotas diferentes e importar por determinada unidade da federação pode ser mais vantajoso que outras.

Para produtos que após fabricados destinam-se à exportação, existem benefícios específicos como Drawback.

Portanto, é fundamental realizar um levantamento de como importar de acordo, definindo se serão produtos para revenda, consumo ou ativo fixo.

Dica: se for para revender, tenha experiência no mercado!

A empresa precisa entender como funciona o potencial mercado antes de iniciar as importações. Com as constantes mudanças e avanços na tecnologia, o produto pode chegar ao país sem diferencial ou utilidade.

Analisar como a concorrência se comporta é um dos primeiros passos, principalmente no que diz respeito à precificação.

Portanto, caso queira importar um produto novo para o mercado onde sua empresa está inserida, é necessário realizar uma pesquisa prévia para confirmar se haverá demanda.

Como começar a importar?

A análise para iniciar uma importação está sujeita a muitas variáveis de acordo com cada tipo de produto. Além disso, existem etapas nesse processo que não só são obrigatórias, mas exigem conhecimento técnico.

Alguns destes aspectos podem mudar totalmente a estratégia da companhia, por isso é de suma importância uma análise criteriosa por um profissional experiente.

Consulte a classificação fiscal

A classificação fiscal, também conhecida como NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), é o que determina todas as atribuições do produto.

O produto deve ser classificado conforme suas especificações técnicas e a partir da NCM são definidos os impostos incidentes sobre a operação e exigências aduaneiras.

Entre alguns países há restrição para circulação de determinados produtos – a exemplo do Dumping, que protege a indústria nacional, bem como padrões ou exigências sanitárias.

Essa etapa é uma das mais importantes do processo, pois uma classificação incorreta pode resultar em multas ou até mesmo na perda da mercadoria.

Estime todos os custos da operação

Os custos do processo devem ser considerados desde a compra do produto até a entrega no destino.

Além das despesas logísticas, os impostos devem ser calculados de acordo com o estado de aquisição ou venda.

A origem da mercadoria poderá determinar qual modal será mais interessante utilizar, até mesmo para se beneficiar de acordos internacionais como o Mercosul.

Faça Auditoria de Fábrica e Inspeção de produto

Após a definição do produto e como importar, inicia-se o processo de compra e logística.

Mesmo que durante a negociação inicial seja fornecida uma amostra, nem sempre é suficiente para iniciar os trâmites de embarque.

Infelizmente em qualquer lugar do mundo podem ocorrer fraudes, portanto, antes de efetuar qualquer pagamento prévio, é essencial uma auditoria a respeito da fábrica de origem para confirmar se ela realmente existe e se possui capacidade para atender sua demanda.

A inspeção de produto na origem também é um dos serviços comumente contratados, visto que esse procedimento evita o recebimento da mercadoria no destino com avarias, fora do padrão exigido ou em quantidades inferiores.

Negocie o prazo de pagamento

Existem algumas modalidades de pagamento no mercado internacional, embora muitos fornecedores ainda exijam pagamento antecipado – prática comum na Ásia.

Portanto, sua empresa deve analisar seu fluxo de caixa para avaliar tanto o desembolso antecipado quanto qual será o prazo de recebimento dessa venda.

A oscilação cambial é um dos fatores que afetam a estratégia de pagamento, pois o pagamento a prazo poderá estar acima do projetado.

Neste caso, uma sugestão é negociar com o banco uma operação que minimize possíveis perdas.

Comece a importar com a Supernova Comex

A Supernova Comex conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência e oferece serviços para despacho aduaneiro, além de toda assessoria em Comércio Exterior.

A partir de uma gestão aduaneira eficiente, proporcionamos todo o suporte técnico e follow-up dos seus processos.

Preparamos todo o estudo tributário e logístico para sua empresa importar com segurança e custos reduzidos. Também contamos com parceiros no exterior responsáveis por auditar e inspecionar seu produto.

Possuímos ampla rede de fornecedores, o que facilita e agiliza as negociações. Contamos também com serviço de seguro internacional para proteger a sua carga de qualquer eventualidade.

A Supernova Comex é a maior referência em assessoria aduaneira do Brasil.

A resposta para a sua dúvida de como importar nunca foi tão simples! Com serviço de qualidade e profissionais de alto desempenho, oferecemos o serviço completo para sua empresa crescer com competitividade e transparência.

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