Importação de Pneus: tudo o que você precisa saber

O Brasil iniciou a produção de pneus em 1930. Com a chegada de multinacionais fabricantes, tais como Continental, Bridgestone, Goodyear e Michelin, o país passou a ter mais representatividade no setor. Desde então isso tornou o investimento na importação de pneus favorável, considerando que o Brasil ocupa espaço hoje como um dos maiores produtores de automóveis no mundo.

O mercado é inovador e são produzidos pneus cada vez mais resistentes, principalmente para carros elétricos que são mais pesados. Alguns inclusive com espuma na composição, que os tornam mais silenciosos.

Assim, além da demanda por pneus para produção de novos veículos, o desgaste natural também faz com que esse mercado se torne atrativo para investimento.

Mesmo que ainda não tão expressiva, a indústria mostra crescimento desde 2020, quando foi altamente impactada pela pandemia.

Cenário atual

A venda de pneus de passeio cresceu 3,7% em julho deste ano comparado com 2021.

De acordo com a Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil, o crescimento previsto na produção será de 4,4% para veículos leves.

Os investimentos no setor automobilístico são constantes. Recentemente, o presidente americano Joe Biden aprovou US$900 milhões para construção de estações de recarga de carros elétricos.

Essa estimativa vem, assim, destacando o Brasil como promissor na eletrificação pelas montadoras Renault, Audi e Nissan.

E, como consequência, coloca a China como a maior fornecedora do Brasil, ocupando em torno de 35% do fornecimento.

Importação de pneus no Brasil

De acordo com dados fornecidos pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), até julho deste ano as importações estão demonstrando uma crescente quando comparado aos anos de 2020 e 2021.

Em 2022 a importação de pneus cresceu 95,4% comparado a 2020 e até julho deste ano 20,9% comparado a 2021.

Em valores, 2020 fechou com US$ 375.267.896, enquanto 2022 registra US$ 733.361.587 nas importações até julho.

Fonte: ComexStat

Nesse sentido, veja abaixo um comparativo das importações de pneus dos últimos 10 anos que demonstra essa retomada pós pandemia.

Fonte: ComexStat

Principais origens das importações em 2022:

Fonte: Comexstat

Principais origens em 2021:

Fonte: Comexstat

Dados das importações por estado:

Até agosto deste ano Santa Catarina foi o maior estado importador, com 32,5%. Em 2021, o estado representou 34,4% das importações, o que significa aproximadamente US$ 422 milhões.

Como funciona a importação de pneus

O Brasil vem modernizando a operação de comércio exterior, reduzindo prazos na nacionalização e automatizando procedimentos.

De acordo ainda com a ANIP, em torno de 40% dos pneus no Brasil são importados, por isso avaliar o mercado consumidor antes de determinar a origem da importação é altamente relevante.

A China possui preços muito inferiores comparado à indústria nacional, mas alguns de seus pneus são conhecidos por sua baixa qualidade e, consequentemente, menor durabilidade quando comparado a outros países.

Os trâmites aduaneiros devem ser conduzidos por uma empresa especialista, que cumpra com as exigências estabelecidas no país.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pilha-de-pneus-de-borracha-3806252/

Principais exigências para a importação de pneus

Como medida para proteger a indústria nacional de concorrentes estrangeiros foi, assim, estabelecido uma sobretaxa na importação conhecida como Antidumping.

Desse modo, para importações da China, o custo médio é de US$1 a 2 por kg. Esse detalhamento está disponível no site da Camex (Câmara de Comércio Exterior).

Já importante ressaltar que a importação de pneus usados é proibida no Brasil por questões ambientais e de segurança.

Certamente outro ponto fundamental diz respeito à busca por um fornecedor estrangeiro. Uma forma de facilitar a importação, portanto, está em negociar com alguma empresa cujo produto já esteja homologado e certificado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), já que o órgão precisará também anuir com a importação.

Isso porque a importação de pneus no Brasil é regulamentada pela certificação do INMETRO, que deve ser observada.

O processo de certificação inicia desde a análise técnica da documentação até os testes laboratoriais em que são avaliados os requisitos de desempenho e segurança de acordo com o RTQ (Regulamento Técnico da Qualidade de Pneus Novos).

Isso facilita o trâmite aduaneiro e agiliza sua operação para venda no mercado nacional.

Impostos

Os impostos podem variar de acordo com a categoria do pneu.

A NCM 4011.10.00 – do tipo utilizado em automóveis de passageiros (incluindo os veículos de uso misto (station wagons) e os automóveis de corrida) – está sujeita aos impostos mencionados abaixo:

Fonte: Simulador Tratamento Tributário / Administrativo Importações

Além disso, há a incidência de Antidumping, embora não haja incidência de CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) e de Medidas Compensatórias.

No entanto, para a importação de pneus para transporte de cargas a alíquota do imposto é zero. Já para pneus de motocicleta é de 14,4%.

Vantagens de importar pneus

Aproximadamente 60% da borracha produzida no mundo é utilizada para fabricação de pneus, que são sua principal matéria-prima.

Um pneu possui vida útil de aproximadamente 50 a 60 mil km rodados ou 5 anos.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pneu-de-veiculo-441103/

Com o mercado em ascensão após o pico da pandemia, trata-se de um nicho promissor principalmente pela produção de novos modelos de automóveis.

O Brasil já possui modelos híbridos e elétricos no mercado. De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o Brasil obteve aproximadamente 20.427 novos emplacamentos neste primeiro semestre.

Os automóveis com modelos esportivos exigem modelos específicos de pneus, que geralmente são importados por serem padrão de fábrica.

O setor automotivo no Brasil é um dos mais importantes no país e destaca-se entre os maiores produtores de automóveis do mundo, figurando entre os 10 maiores.

O cenário é positivo para o setor, gerando ainda mais oportunidade para quem quer investir em importações de pneus.

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