Quais as melhores práticas para encontrar fornecedores na China?

É rasa a discussão sobre fabricação e variedade de opções de materiais e soluções de serviço com custo de aquisição competitivo sem mencionar a China como um potencial local para encontrar fornecedores.

A China segue um caminho de ascensão desde o início dos anos oitenta. Época em que o PIB Chinês representava cerca de 2% do PIB mundial até 2021, atingindo a segunda posição no ranking global de país mais rico do mundo.

Esse crescimento forte é base para grandes e audaciosos projetos. Como, por exemplo, a nova rota da seda, que, se concretizada conforme o plano em 2049 – ano em que a República Popular da China alcançará seu centenário -, potencializará grandemente a integração e o fluxo de atividades econômicas entre Europa, África e Asia.

Sobre a relação Brasil e China, existem bons negócios para ambos os lados. Se focarmos apenas nas atividades econômicas do Brasil para com a China, ou seja, tratativas onde o Brasil tem a China como cliente ou fornecedor, registra-se USD 89.7 bilhões de processos de exportação mais USD 60.7 bilhões de processos de importação. Esse fluxo soma USD 150.4 bilhões transacionados no ano de 2022, conforme dados do ComexStat.

Diante disso, falaremos neste artigo sobre sugestões de como realizar negócios com a China, focando principalmente em formas de encontrar fornecedores parceiros no país e promover lucro.

Por que os produtos da China lideram o ranking de importações no Brasil?

A China fornece cerca de 22% dos itens importados pelo Brasil. Já os Estados Unidos, com aproximadamente 18%, ficam com a segunda posição nesse ranking.

Há várias razões para isso, contudo, uma das mais relevantes é a competitividade que a China conseguiu desenvolver – ao longo das últimas décadas como mencionamos acima – frente aos demais países e seus concorrentes. Atualmente, é normal ouvir em conversas no mercado global que a China é a fábrica do mundo.

Diante disso, executar um bom processo de busca certamente fará a diferença. É importante entender como encontrar um fornecedor e se ele está ou não apto a fazer o que se propõe.

Ou seja, se esse fornecedor possui realmente as características e condições, tanto operacionais como financeiras, fiscais e jurídicas de desenvolver suas atividades e de manter um relacionamento no longo prazo.

A seguir compartilhamos algumas iniciativas que poderão facilitar ou, ao menos, organizar suas ações de desenvolvimento de produtos e parcerias com empresas da China.

Como encontrar fornecedores na China?

Há várias formas de encontrar fornecedores no país ou internacionalmente. Com a internet, é possível encontrar fornecedores em praticamente qualquer lugar do mundo – partindo do pressuposto que eles estejam conectados na rede de alguma forma.

No entanto, há mecanismos de busca específicos que podem facilitar bastante a tarefa de encontrar um novo fornecedor fora do Brasil. Na sequência indicaremos alguns que são populares, sobretudo para encontrar fornecedores da China.

Todavia, é interessante ter em mente que existem serviços pagos que foram desenvolvidos exclusivamente na intensão de promover a relação entre compradores e vendedores, principalmente por segmentos de mercado ou região de atuação. Então, pode ser interessante contratar um serviço desse porte em algum momento. Vamos a eles.

Canton Fair

A China Import and Export Fair ou Canton Fair é o evento comercial internacional mais antigo e até hoje considerado o mais popular. Isso porque reúne uma imensidão de variedades, a maior participação de compradores com países de origem mais diversificado, o maior volume de negócios e a melhor reputação no país. Além disso, é considerada o barômetro do comércio exterior da China.

China International Hardware Show

A principal feira comercial da Ásia para todas as indústrias de hardware e DIY, a China International Hardware Show (CIHS) oferece aos vendedores e clientes desse setor uma ampla gama de produtos e serviços, bem como opções de novos fornecedores.

Depois da Feira Internacional de Hardware em Colônia, é inegavelmente o evento de fornecimento de hardware mais importante da Ásia.

Alibaba

O Alibaba foi criado em 1999 e é o principal site de comércio atacadista internacional. Reúne serviços a milhões de fornecedores e compradores em todo o mundo com o objetivo de simplificar os negócios em qualquer lugar. Oferece também os recursos necessários para a comercialização de produtos, facilitando a descoberta rápida dos itens de vendas por compradores de todo o mundo.

Global Sources

A Global Sources é uma conhecida plataforma de sourcing B2B multicanal. Ela promove o comércio genuíno entre compradores e fornecedores verificados há mais de 50 anos.

A plataforma usa uma ampla variedade de mídia que ajuda mais de 10 milhões de clientes e compradores registrados a se conectarem globalmente. De tal forma que é possível obter soluções de fornecimento personalizadas e dados de mercado que incluem 97 dos 100 maiores varejistas do mundo.

Como qualificar o exportador da China?

É essencial ter clareza e segurança com relação à idoneidade da empresa com a qual se está prestes a fechar um acordo.

Afinal, depois que o negócio estiver firmado, qualquer ponto que negativamente impacte a idoneidade dos fornecedores da China poderá ser um grande problema.

Dessa forma, é o básico que a companhia tenha um endereço físico real próprio e que esteja há algum tempo relevante executando o tipo de serviço que está oferecendo.

Se essa empresa trabalhar com terceiros, que indique claramente onde as fábricas que produzem o bem ou prestam o serviço negociado estão localizadas. Isso será a segurança do acordo ao passo que traz evidências sobre a real intenção desse fornecedor em produzir e cumprir o que está se propondo.

No momento de negociar prazo e modalidade de entrega, prazo de pagamento, taxas, impostos etc. é fundamental estabelecer um modelo de precificação justo e que seja interessante para ambos.

Há várias formas de precificar um bem ou serviço, sendo as mais comuns: por lote, volume mínimo, por pacote de serviços ou mesmo pela servitização. Além disso, as referências reais de clientes satisfeitos são uma indicação de segurança para o acordo.

Amostras

Depois de entendidas todas as cláusulas e variáveis do possível acordo, é prudente executar um lote piloto. Esse lote será uma amostra sobre a capacidade do fornecedor de produzir e entregar o acordado.

É importante que após o recebimento do lote piloto e antes do início real de consumo do contrato, regras de nível de serviço e qualidade sejam definidas e registradas no acordo.

Auditoria de Fábrica

Possuir um endereço físico é básico, contudo, na fábrica é interessante observar qual é a atmosfera geral. Em termos de pessoas é fundamental verificar o grau de cansaço e felicidade em estar ali.

Além disso, sobre estrutura é importante questionar como funciona o processo de produção e quais são as principais máquinas e equipamentos para realizá-la.

No quesito capacidade, observar se a empresa está instalada em um local estável, seja geograficamente, politicamente ou economicamente. Isso é essencial para se ter um exemplo do que pode vir a acontecer futuramente caso fatores externos ocorram.

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